30 | Mar | 2021
Lidar com um público cada vez mais exigente e que procura por uma experiência única de atendimento e qualidade destacada de serviços: essa é a nova realidade do setor de gastronomia.
O ramo de alimentação é bastante complexo e precisa atender diversas regulamentações legais inerentes a sua atividade.
A qualidade do serviço e do produto é fator preponderante de sucesso num setor onde a competitividade é fator-chave de sucesso para a sobrevivência.
Essa complexidade acaba resultando em um índice de mortalidade elevado entre os empreendimentos: 35% dos bares e restaurantes fecham as portas em dois anos, segundo dados da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes).
Para lidar com clientes cada vez mais atentos e exigentes, sobretudo nas questões de atendimento, que envolvem treinamento da equipe, emprego de tecnologia de informação com sistema integrado e rapidez nas respostas, é destacada a capacidade exigida do gestor nas decisões estratégicas do dia a dia, sejam no campo das relações de trabalho, sejam no campo das relações contratuais em geral com fornecedores e locatários.
Desfrutar de segurança nessas relações é contribuir para que a atividade flua da melhor maneira possível, propiciando para que os objetivos de negócio sejam alcançados. Uma vez que todos os stakeholders estejam alinhados e satisfeitos a marca e os serviços são percebidos de maneira superior.
Seja no campo consultivo ou no contencioso, o setor é carente de orientações estratégicas para suas melhores decisões e continuidade de suas atividades.
Com o agravamento da pandemia de COVID-19 no país, o setor experimenta um cenário de extrema dificuldade no qual bares e restaurantes vivem, na sua maioria, forte endividamento e dificuldade para honrar suas obrigações trabalhistas, fiscais e contratuais.
Diante desse contexto, é imprescindível que o gestor de bar ou de restaurante conte com apoio de profissionais especializados, que conheçam as características do setor e o apoiem com soluções inteligentes e diferenciadas nas suas decisões para que ele tenha condições de focar na experiência de seus clientes.